sexta-feira, 20 de maio de 2011

PROJETOS O MUNDORELACIONADOS A MUDANÇAS CLIMÁTICAS, NO BRASIL E N



Projeto fará sistema de bioensaio inédito no Brasil relacionados às mudanças climáticas


O primeiro sistema de bioensaios de corais será para estudos relacionados às mudanças climáticas

Projeto fará sistema de bioensaio inédito no BrasilO Projeto Coral Vivo, desenvolvido pela Associação Amigos do Museu Nacional/UFRJ com patrocínio da Petrobras, instalará em Arraial d'Ajuda, na Bahia, o primeiro sistema de bioensaios de corais do Brasil para estudos relacionados às mudanças climáticas. O sistema será construído com recursos do Programa Petrobras Ambiental. As obras já começaram e a previsão é que o sistema seja inaugurado no segundo semestre de 2011. O Brasil é o único lugar do Atlântico Sul onde existem recifes de corais.

Com esse sistema, o projeto poderá testar o efeito da mudança da temperatura e da acidez (pH) dos oceanos nos recifes de coral. Os pesquisadores do Coral Vivo já fazem o monitoramento da temperatura dos oceanos, mas com o novo sistema poderão também realizar testes em viveiros com várias espécies de corais ao mesmo tempo.

Serão instalados16 tanques com bombeamento contínuo de água do mar, que simularão alterações provocadas pela mudança do clima. Cada tanque receberá água tratada nas condições ambientais previstas após as mudanças climáticas. Os testes permitirão a observação das alterações fisiológicas dos corais e outras espécies dos recifes.

O novo sistema será apresentado no Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, que está sendo realizado em Natal (RN) até 19 de maio. "Vamos lançar a rede de pesquisa do Coral Vivo. Com isso, pesquisadores parceiros poderão realizar seus testes no sistema de bioensaios. Em alguns casos, poderemos custear a ida do pesquisador a Arraial d'Ajuda", conta o coordenador do Projeto Coral Vivo, Clovis Castro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário