segunda-feira, 10 de junho de 2013

CHUVA NO NORDESTE DA PARAÍBA

Em Apenas 10 dias, de chuva.Chove 75% do esperado para todo mês de junho em João Pessoa, apenas no domingo foram registrados 132,2 milímetros.
Previsão para o mês de junho é de aproximadamente 300 milímetros.


 

 Já  logo nos10 primeiros dias do mês de junho choveu 75% do previsto para o mês inteiro na capital  João Pessoa. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), apenas no domingo (9) foram registrados 132,2 milímetros. A previsão de chuvas para todo o mês de junho é de pouco mais de 300 milímetros.
De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, as chuvas desses primeiros dias do mês foram de 229,6 milímetros. Segundo ela, nos próximos dias deve voltar a chover na capital e em outras regiões. “Junho e julho são os meses climatologicamente considerados de mais chuvas nas regiões do Litoral, Agreste e Brejo”, disse.
As chuvas fortes que caíram no sábado (8) e no domingo em João Pessoa causaram alguns transtornos e diversas ocorrências foram registradas pela Defesa Civil, entre eles deslizamentos de barreiras e alamento de shopping. Segundo o coordenador do órgão, Noé Estrela, famílias precisaram ser realocadas de residências em áreas de risco em pelo menos quatro bairros da capital paraibana.
Noé explicou que famílias que foram retiradas de casas alagadas foram levadas para abrigos. “Depois a Defesa Civil vai verificar se os locais podem voltar a ser ocupados”, disse. No caso de residências interditadas, os moradores recebem um auxílio financeiro da prefeitura para que possam pagar aluguel.
Além da retirada de famílias, a Defesa também registrou deslizamentos no bairro do Roger e no Castelo Branco, em ambos os casos as ruas precisaram ser interditadas. No Centro de João Pessoa, uma infiltração fez uma das paredes de um viaduto cair, espalhando destroços pela avenida.
“Desde o início do ano nós estamos fazendo o trabalho de prevenção, mas as chuvas têm caído muito forte”, destacou Noé. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, o órgão está trabalhando visitando as 31 áreas de risco de João Pessoa.
Ruas no bairro das Indústrias ficaram alagadas e condutores precisaram redobrar a atenção (Foto: Walter Paparazzo/G1)Ruas de João Pessoa ficaram alagadas após fortes chuvas (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário