quarta-feira, 26 de junho de 2013

CURSO PARA REAPROVEITAR O LIXO ELETRÔNICO

Curso que ensina jovens a reproveitarem o lixo eletrônico em salvador.

Depois de dois anos, devem ser criada cooperativa que visa a sustentabilidade.
Projeto ensina também sobre manutenção de micro e robótica livre.

Alanna Sampaio Do G1 BA
Comente agora
Metacentro (Foto: Marcelo Reis)Cantora Margareth Menezes participa de lançamento
de Projeto, em Salvador. (Foto: Marcelo Reis)
Os jovens moradores de Itapagipe, na região da Cidade Baixa, em Salvador, participaram na terça-feira (18) da aula inaugural do Projeto Metacentro da Fábrica Cultural.  A ação prevê a profissionalização de homens e mulheres, com idades entre 18 e 30 anos, na manutenção de computadores e reaproveitamento do lixo eletrônico.
O projeto, que atualmente conta com 120 alunos em sala de aula, vai oferecer atividades formativas em manutenção de micro, oficina de artesanato de lixo eletrônico e de robótica livre, além de formação em cooperativismo, associativismo e economia solidária. Também faz parte do programa a criação de uma campanha de doação de lixo eletrônico em diversos pontos de coleta espalhados  pela cidade.
Durante o projeto, que vai durar dois anos, os alunos ainda deverão criar uma associação ou cooperativa de reciclagem de produtos tecnológicos (computadores, impressoras, videocassetes, notebooks, teclados, TV e DVD quebrados).
As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, pela manhã, na Paróquia São Jorge, que fica no bairro Jardim Cruzeiro, em Itapagipe.
Os alunos que participam do projeto foram aprovados em seleção feita no próprio bairro após chamamento público. Eles fazem parte da Associação Fábrica Cultural, que desenvolve ações culturais, educacionais e ambientais na península desde 2008, e que é dirigida pela cantora Margareth Menezesx.
A entidade foi beneficiada pelo Edital 08/2012, lançado pelo Governo do Estado em 2012, e que prevê o investimento de R$ 1 milhão para o Projeto Metacentro. O recurso é da Secretaria Estadual do Trabalho Emprego, Renda e Esportes (Setre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário